Será que esse movimento
está acontecendo no Brasil?
Ao longo dos últimos anos, em virtude da transformação digital das coisas e serviços, percebemos a popularização de processos criativos e das ferramentas de trabalho de design, trazendo o campo e seus profissionais a um novo patamar de influência.
Para que esse fenômeno acontecesse, um perfil de profissional foi primordial para escalar o papel do design no meio da inovação. Designers que optaram por seguir um caminho empreendedor, utilizando sua capacidade de solucionar problemas de maneira criativa e criando novas interfaces, ajudaram a fundar negócios inovadores pelo mundo a fora como Airbnb, Youtube, Kickstarter, Square e Pinterest.
Esses inventores, decidiram levar a influência do pensamento e dos processos do design para novos níveis e são eles os responsáveis por influenciar as novas gerações de profissionais.
Criamos esse relatório com o objetivo de comprovar a hipótese de que isso já está acontecendo e aprofundar ainda mais em:
Qual o perfil demográfico
do designer founder brasileiro?
Que tipo de startup esses
designers founders estão construindo?
Quais desafios enfrentaram e o que os motivou?
Quais as barreiras para quem quer empreender?
Os
Founders
Em nossa pesquisa,
identificamos que dentre
os 39 designers empreendedores,
12 designers são fundadores ou participaram da construção de startups.
O DESIGNER
FOUNDER
Em nossa amostragem os designers founders são homens brancos, entre 35 e 40 anos, moradores de São Paulo, e que já possuem uma experiência empreendedora no passado.
Diferente dos demais empreendedores, são os profissionais que utilizam o design como meio e não como produto final.